Poemas De Amor

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Poeta de inspiração bíblica, Augusto Frederico Schmidt foi um lírico amoroso de tonalidade única na literatura brasileira. Qual a mulher que não se sentiria gloriosa, homenageada com versos como esses: "Quando repousarás em mim como a poesia nos grandes poetas/ Como a pureza na alma dos santos/ Como os pássaros nas torres das igrejas?/ Quando repousará o teu amor no meu amor?".

Pertencendo, cronologicamente, à segunda fase do Modernismo, Schmidt sempre se caracterizou pela independência em relação a modas literárias. Na contramão das frases curtas, concisas, econômicas dos modernistas, expressava -se num estilo derramado, fluvial, cheio de repetições. Essa singularidade se afirma desde o primeiro livro, Canto do brasileiro Augusto Frederico Schmidt, no qual rebela-se contra o lirismo dominante: "Não quero mais o Brasil/ Não quero mais geografia/ Nem pitoresco."O poeta queria descobrir sua geografia interna, os caminhos a serem seguidos por seu espírito, sem imposições de modas. A insatisfação com a realidade cotidiana acaba por levá-lo a um permanente processo de fuga, do mundo e de si mesmo. Só havia uma saída: "Cantar - claro cantar - para não ficar louco.".

Mas parece...